quinta-feira, março 30, 2006

Atouguia da Baleia

Música de KT Tunstall - Other side of the world

Powered by Castpost

...e lá fomos para Atouguia da Baleia jogar basquetebol no âmbito do Desporto Escolar.
O que de bom tem morar por estas bandas é que nestas curtas viagens (1 hora), passamos por terras que nem imaginamos que existem, como “Imaginário”, sim, é um nome de um aldeia (penso eu). Depois os motoristas já são velhos conhecidos meus e dos garotos, meus porque já ando nestas andanças nesta escola há 8 anos e porque transporta os garotos todos os dias de casa para a escola e da escola para casa. Portanto fica tudo caseiro, íntimo e são sempre agradáveis estas viagens. É de tal maneira que muitas vezes entram na escola connosco e ajudam na claque pelos nossos. Também conhecem caminhos por entre montes e vales e realmente este nosso Portugal é lindo.
Desta vez levei 25 alunos (rapazes e raparigas), antes de entrarem para a camioneta ouviram as recomendações de sempre e portaram-se 100%. Eu sei, coisa rara nos dias que correm, mas estes miúdos e miúdas ainda nos ouvem, além de que me conhecem bem e sabem que quem se portar mal, nas próximas saídas fica em terra. E o que eles gostam desta saídas do Desporto Escolar. E eu também. É a escola vista e vivida de outra maneira, é o convívio entre nós e eles mais chegado, um desabafo na camioneta, talvez a insegurança deles estarem em terreno que não dominam e nós sermos o único adulto perto que conhecem. Faz-nos bem, a eles e a nós. Os jogos correm como sempre, umas vezes melhor outras pior, desta vez resolveram inovar, eu diria inventar, mas, quem sou eu… 3X3 campo todo. Coitados estavam de rastos, jogos seguidos sem parar. Não é possível, ninguém aguenta. Hoje queixaram-se de dores nas pernas, pudera!
Como a escola onde fomos jogar é do 2º e 3º ciclo, os árbitros eram todos mais velhos. Mas quando sabem menos que os jogadores... é preciso um esforço muito grande, para eles não refilarem e eu também. Mas correu tudo de uma forma educativa e em festa, como sempre. A próxima concentração é na nossa escola. Houve alturas em que tinha 3 equipas a jogar ao mesmo tempo, impossível dar-lhes apoio. Mas como estão habituados a organizarem-se e sabem que estou de olho e perto, portaram-se todos muito bem.
Agora seguem-se as fotos da praxe .

A partida da escola

Montes e vales



Ovelhas a pastar


Campos repletos de "azedas"

Vinhas e cavalos a pastar

Barragem de S. Domingos

Um dos jogos femininos

A ordem é arbitrária

Este "post" é dedicado ao meu aluno Miguel, nº10, que apesar de nesse dia ainda ir viajar para Angola para rever o Pai, não deixou de estar presente nesta concentração.


Um dos jogos masculinos

Aspecto geral das bancadas

Sem comentários: