sexta-feira, março 02, 2007

Corta-Mato do CE Oeste

No dia 15 de Fevereiro fomos ao Corta-Mato do nosso Centro Educativo (CE), antigo CAE (Centro de Área Educativa) que é no Oeste. Realizou-se em Torre Vedras e éramos aos milhares.
A nossa escola foi com 34 alunos representantes dos vários escalões/sexo, apurados estes alunos do nosso corta-mato escolar, realizado em Dezembro. Foram acompanhados de 2 Professores de Educação Física, o Professor Paulo Costa e a Professora Teresa Santos.
Estava um dia frio e a ameaçar chuva. Se chovesse o corta-mato realizar-se-ía na mesma, pois esta prova é tipicamente de inverno.
Logo à partida, ficámos cheios de "stress" pois a nossa partida estava marcada para as 8:20h na escola e o autocarro não havia meio de aparecer. Como devem calcular os Professores estavam apreensivos e os alunos em "stress" total.
Mas lá para as 9:00h partimos depois de alguns telefonemas e de minutos de desespero.
Quando chegámos ao local da prova, um parque lindíssimo, já lá estavam todas as escolas. Escolhemos um sítio para fazer de nosso "quartel general" e ponto de encontro e fomos buscar os "dorsais" e os "chips" que tinha que ser colocados nas canelas.
Continuava a estar muito frio e a chuva já tinha vindo dar as boas vindas. Os primeiros a correr são sempre os mais pequeninos, os Infantis e sempre 1º as senhoras, neste caso as meninas. Fui fazer um pequeno reconhecimento ao percurso com as miudas para que não se enganassem caso fossem à frente daquela gente toda.
Nesta prova que envolve muita gente como podem constatar nos vídeos que à frente vos mostramos, podemos ver que realmente o desporto é para todos, uma vez que participaram alunos com parelesia cerebral e deficientes visuais. Estes últimos correram com um guia, que me pareceram ser colegas dos mesmos. É de salutar incentivar este tipo de participações, pois a escola quer-se inclusiva e assim deve ser.
Durante as provas também houve algumas peripécias, desde a pistola que dava a partida ter encravado, uma aluna da nossa escola ter que ser assistida pelos bombeiros pois sentiu-se mal durante a prova e como não podia deixar de ser, em tempo de carnaval e em Torres Vedras, terra com tradição nesta época festiva , lá apareceram alguns mascarados de Floribelas.
No regresso trouxemos a alegria de um dia bem passado, apesar do frio e da chuva, uma taça de um 2º lugar colectivo nos Infantis A femininos e elas uma medalha ao peito.
Mas aqui ficam as fotografias, algumas, e os vídeos.

Os nossos atletas

A partida

Vista do percurso

O espaço da prova

A meta


Os atletas e Professores

A chegada

Partida

Outra partida


As "Floribelas"

Um vista do percurso

A taça do nosso contentamento

Os atletas deficientes no Podium

Outro aspecto do percurso

A chegada à escola

Agora os vídeos. Tenham paciência podem demorar a carregar.
















Sem comentários: