terça-feira, março 06, 2007

Inter-turmas de Basquetebol 3X3

No dia 3 de Março de 2007 reaalizou-se mais uma vez o nosso torneio intet-turmas de basquetebol 3X3. Esta variante do basquetebol surgiu já há alguns anos e era conhecida pelo "street basket". Jogava-se na rua e em metade do campo. As regras são as do basquetebol com a diferença de só se jogar em meio-campo, com um só cesto. A única regra que difere do jogo normal é que quando a equipa que está a defender, ganha a posse da bola, tem que antes de lançar ao cesto, fazer a bola passar para trás do meio campo, só depois pode marcar cesto. O jogo torna-se rápido, com pouco recurso ao drible e requer muito espírito de equipa e de sacrifício, são poucos minutos de jogo nos escalões mais novos (Infantis) são apenas 10 minutos.
Na nossa escola já realizamos este torneio pelo menos há 7 anos consecutivos. O objectivo, além do culminar uma das modalidades leccionadas nas nossas aulas de Educação Física serve também para a participação no torneio organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol em parceria com o Desporto Escolar que tem tido vários nomes conforme a empresa que o patrocina. Assim já se chamou "Sunny D 3X3 de Basquetebol" e recentemente chama-se "Compal Air 3X3 de Basquetebol".
Durante uma manhã inteira o pavilhão da nossa escola é invadido pelos alunos e alunas que vão participar neste torneio. Para ali chegarem tiveram que ganhar o Torneio Intra-turma. São cerca de cento e poucos alunos todos os anos. Os 1ºs e 2ºs lugares de cada escalão/sexo, são apurados para a Fase Local do "Compal Air 3X3".
Os alunos além de jogarem, ajudam na organização do torneio, na montagem dos campos, fazem de árbitros, marcadores e ajudam no fim na arrumação de todo o material.
Este ano particularmente correu muitíssimo bem, os alunos foram exemplares, em todos os aspectos. Reinou a animação, o espírito desportivo e a entre ajuda.
Mas melhor que mil palavras , valem as imagens que aqui vos deixo mais uma vez.

E assim começa...

A concentração antes dos jogos

O drible de progressão

Lançamento na passada

A festa

Eles também ajudam

Alegria em jogo

Todos ajudam

Todos empenhados

Um jogo de masculinos

A defesa
Bola ao ar

O espírito de equipa

A concentração

O lançamento

A reposição da bola em jogo após cesto

Um jogo de femininos

O ressalto

Mais um jogo de femininos

Um pavilhão cheio

Agora os vídeos








Sem comentários: